Mundo

Prefeito de Toronto admite ter fumado crack mas nega renúncia

Agência France-Presse
postado em 05/11/2013 21:12
Ottawa - O polêmico prefeito de Toronto, Rob Ford, admitiu nesta terça-feira ter consumido crack, meses depois de aparecer em um vídeo fumando cachimbo em um antro de drogas, mas negou qualquer pretensão de renunciar ao cargo.

"Sim, eu fumei crack", declarou Ford para a surpresa dos jornalistas que se acotovelavam na entrada da Prefeitura, depois de ter negado em diversas oportunidades as acusações.

"Sei que incomodei todo mundo nesta cidade e lamentarei isto para sempre, mas fui eleito para realizar um trabalho e é exatamente o que continuarei fazendo".

"Eu sou um viciado? Não. Quando eu experimentei? Provavelmente em um momento de embriaguez", explicou. Ford disse acreditar que isso aconteceu "cerca de um ano atrás", mas admitiu que "não sabe exatamente".

"Cometi erros e a única coisa que posso fazer, neste momento, é apresentar meu pedido de desculpas e seguir adiante", acrescentou.

Ford, eleito em 2010, disse que "isto aconteceu há cerca de um ano", mas "não sei exatamente". Quinta-feira passada, a Polícia de Toronto encaminhou à justiça um documento de 500 páginas acompanhado por vídeos apreendidos na casa de traficantes de drogas.

Em pelo menos um dos vídeos, o prefeito aparece fumando um cachimbo em uma casa frequentada por usuários de crack. O prefeito sempre negou a existência do vídeo, revelado pela primeira vez em maio pelo jornal Toronto Srar, e disse várias vezes que nunca tinha consumido a droga.

Apesar da polêmica, Ford prometeu que não vai renunciar e anunciou que se candidatará à reeleição no próximo ano. A confissão de Ford despertou numerosas reações na classe política canadense. "É, sem dúvida, muito triste para Toronto. Acredito que o prefeito de Toronto precisa de ajuda", declarou o ministro canadense da Justiça, Peter MacKay.

"A polícia e o sistema judicial precisam intervir", disse a primeira-ministra de Ontário, Kathleen Wynne. Janina Kean, diretora do Watch Recovery Center, um instituto americano dedicado ao tratamento de usuários de drogas, destacou que "o crack é uma substâncias que gera uma das dependências mais fortes; há um sério problema de dependência".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação