Mundo

China planeja fechar escolas quando índice de poluição for alarmante

As medidas também deverão valer para empresas e instituições a fim de proteger os trabalhadores

postado em 06/11/2013 08:31
Pequim - O governo chinês anunciou nesta quarta-feira (6/11) que estuda a possibilidade de um horário mais flexível para as aulas e a sua suspensão, caso sejam registrados níveis alarmantes de poluição.

A poluição fez com que a incidência de câncer de pulmão em cidades chinesas como Pequim aumentasse 56%
A informação consta de circular do Ministério da Proteção do Meio Ambiente chinês, divulgada um dia depois de ter sido revelado que a paciente mais jovem da China com câncer de pulmão é uma menina de oito anos, situação atribuída pelos médicos aos elevados níveis de poluição aos quais esteve exposta. A menor, que está internada em um hospital de Jiangsu, na cidade de Nankin, vivia junto a uma estrada.

Sem citar esse caso concreto e sem especificar o nível que considera alarmante, a nota oficial apela para que sejam adotadas ;todas as medidas possíveis; para reduzir os níveis de poluição quando eles forem elevados, principalmente suspender a produção das fábricas, restringir o número de veículos ou proibir churrascos nas ruas.



;As atividades fora das aulas deverão ser suspensas. As escolas de ensino primário, assim como os jardins de infância, também deverão cancelar as aulas;, diz o texto. As medidas deverão valer para empresas e instituições a fim de proteger os trabalhadores.

A poluição ; derivada de fatores como a utilização de carvão como principal fonte de energia ; fez com que a incidência de câncer de pulmão em cidades chinesas como Pequim aumentasse 56% entre 2001 e 2010, segundo dados oficiais. A doença se tornou a principal causa de morte entre os homens chineses e a segunda entre as mulheres, em 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação