Mundo

EUA e Israel compartilham objetivo sobre programa nuclear iraniano

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu considerou que a adoção da proposta iraniana sobre seu programa nuclear, discutida em Genebra, seria um "erro histórico"

Agência France-Presse
postado em 07/11/2013 20:32
A Casa Branca garantiu nesta quinta-feira (7/11) que Estados Unidos e Israel compartilham o mesmo "objetivo" em relação ao programa nuclear iraniano, após o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu advertir que aceitar a proposta apresentada pelo Irã seria um "erro histórico".

"Não há qualquer divergência entre Israel e Estados Unidos, entre o presidente (Barack Obama) e o primeiro-ministro (Netanyahu) sobre o objetivo de impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear", disse o porta-voz da Casa Branca Jay Carney. "Todas as opções para se obter este objetivo estão sobre a mesa", acrescentou Carney durante entrevista coletiva.


Mais cedo, Netanyahu considerou que a adoção da proposta iraniana sobre seu programa nuclear, discutida em Genebra, seria um "erro histórico". "Esta proposta permite ao Irã conservar sua capacidade de fabricar armas nucleares (...) e deve ser rejeitada de forma imediata", disse Netanyahu.

Irã e o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) se reuniram nesta quinta-feira, em Genebra, para negociar os termos de um acordo sobre o programa nuclear iraniano. Teerã avalia ser "possível" chegar a um entendimento ainda esta semana.

Carney explicou que a "primeira etapa (das discussões) se refere às atividades nucleares mais avançadas e à transparência, para que o Irã não possa adiantar seu programa durante as negociações e para que haja um prazo para a negociação de um acordo global".

"Em troca de medidas concretas e verificáveis (...) o 5%2b1 analisará uma flexibilização dirigida, o que não afetará a estrutura central das sanções", afirmou Carney, sem dar detalhes sobre a natureza das possíveis concessões a Teerã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação