Mundo

Ativistas do Greenpeace se penduram em um templo de Barcelona

Em uma das fachadas do emblemático templo, os ativistas mostraram cartazes com imagens de seus 30 companheiros

Agência France-Presse
postado em 08/11/2013 12:53
Barcelona - Mais de dez ativistas do Greenpeace se penduraram nesta sexta-feira (8/11) no templo da Sagrada Família de Barcelona com vários cartazes pedindo a libertação da tripulação de um barco da organização detido na Rússia desde o final de setembro. Em uma das fachadas do emblemático templo, idealizado pelo arquiteto Antoni Gaudí, os ativistas, usando cordas, mostraram cartazes com imagens de seus 30 companheiros - entre eles a brasileira Ana Paula Maciel - presos na Rússia e a palavra "liberdade" em inglês, espanhol e catalão.

[SAIBAMAIS]A manifestação durou três horas e transcorreu sob o olhar dos bombeiros e policiais. "Escolhemos a Sagrada Família porque é conhecida em todo o mundo. Queremos transmitir nossa mensagem de liberdade para nossos companheiros a todo mundo", explicou à AFP o porta-voz do Greenpeace em Barcelona, Luis Ferreirim.



Os 30 ativistas foram detidos a bordo do "Arctic Sunrise" depois de tentar escalar uma plataforma petroleira da Gazprom para denunciar riscos ecológicos. O navio foi atacado por um comando russo em 19 de setembro e seus tripulantes presos até seu julgamento em 24 de novembro. Num primeiro momento, foram acusados de pirataria, mas a Rússia reduziu a acusação para vandalismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação