Mundo

Milhares de pessoas participam de manifestação em Berlim para apoiar curdos

A Alemanha proibiu o PKK em novembro de 1993. Na Turquia, o conflito entre as forças de segurança e os rebeldes do grupo deixou mais de 45 mil mortos desde 1984

Agência France-Presse
postado em 16/11/2013 17:29
Berlim - Cerca de 20.000 pessoas participaram de uma manifestação neste sábado em Berlim para pedir o fim da proibição ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na Alemanha, em vigor há 20 anos, segundo os organizadores.

Com o lema "Apoie o processo de paz, retire a proibição ao PKK", em referência às negociações do grupo com o governo da Turquia para acabar com décadas de confrontos armados, a manifestação foi realizada em calma no centro de Berlim, apesar do forte esquema de segurança montado pela polícia, segundo os 52 grupos e organizações regionais e nacionais que convocaram o ato.

A Polícia de Berlim não costuma a apresentar estimativas do número de participantes de manifestações.


A Alemanha proibiu o PKK em novembro de 1993. Na Turquia, o conflito entre as forças de segurança e os rebeldes do grupo deixou mais de 45.000 mortos desde 1984.

Apesar de sua proibição, o PKK ainda recebe um forte apoio na Alemanha, graças à presença de mais de meio milhão de curdos no país, a maior parte de nacionalidade turca.

Cerca de 11.500 deles são registrados como membros ativos do movimento separatista, segundo o Escritório alemão para a Defesa da Constituição, encarregado de monitorar organizações extremistas.

Neste sábado, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, exortou a comunidade curda de seu país a apoiar o complicado processo de paz com os rebeldes do PKK.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação