Mundo

Irã desmente acusações da existência de usina nuclear militar secreta

O Conselho Nacional da Resistência Iraniana revelou no passado várias instalações do programa nuclear iraniano, como a usina de enriquecimento de urânio de Natanz

Agência France-Presse
postado em 19/11/2013 13:20
Teerã - O Irã negou nesta terça-feira (19/11) as acusações da oposição no exílio sobre atividades nucleares em uma instalação militar secreta, informou a agência oficial Irna. "Desmentimos categoricamente os comentários sem fundamento sobre a existência de instalações nucleares no Irã", declarou o porta-voz da Organização de Energia Atômica iraniana (OEIA), Behruz Kamalvand, citado pela Irna.

[SAIBAMAIS]O Conselho Nacional da Resistência Iraniana (CNRI) afirmou que dispunha de informações sobre uma nova instalação secreta do programa nuclear iraniano, conhecida pelo código "012" e situada perto da cidade de Mobarakeh (centro), capital da província de mesmo nome. Segundo essa organização opositora, com sede na França, este lugar foi construído clandestinamente e está oculto em uma ampla zona militar.



O CNRI revelou no passado várias instalações do programa nuclear iraniano, como a usina de enriquecimento de urânio de Natanz, em 2002. Mas os especialistas ocidentais acolheram com ceticismo outros anúncios. As grandes potências e o Irã se reunirão nesta quarta-feira, em Genebra, para tentar alcançar um acordo sobre o polêmico programa nuclear de Teerã, depois que as negociações mantidas há dez dias não apresentaram resultados. O CNRI reagrupa várias organizações de opositores ao regime iraniano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação