Mundo

Cingapura defende saneamento no primeiro Dia Mundial do Sanitário

Grace Fu, vice-ministra de meio ambiente e recursos hídricos, disse durante entrevista coletiva sobre o tema que 80% de uma estimativa de 2,5 bilhões de pessoas sem acesso ao saneamento básico em todo o mundo vivem na Ásia

Agência France-Presse
postado em 19/11/2013 17:03
Cingapura - Cingapura pediu nesta terça-feira (19/11) maiores esforços para melhorar o saneamento em países em desenvolvimento ao comemorar o primeiro Dia Mundial do Sanitário, uma iniciativa empreendida pela república insular, obcecada com limpeza.

Grace Fu, vice-ministra de meio ambiente e recursos hídricos, disse durante entrevista coletiva sobre o tema que 80% de uma estimativa de 2,5 bilhões de pessoas sem acesso ao saneamento básico em todo o mundo vivem na Ásia.

"Muito ainda precisa ser feito já que o saneamento inadequado é a razão principal para a disseminação de doenças infecciosas, que por sua vez geram custos com saúde mais elevados e perda de produtividade", afirmou.

[SAIBAMAIS]As Nações Unidas calculam que 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo fazem suas necessidades em espaços abertos e quase 2.000 crianças morrem todos os dias de doenças diarreicas evitáveis. Segundo a ONU, a falta de saneamento e abastecimento de água também resultam em perdas estimadas em US$ 260 bilhões anuais em países em desenvolvimento.

Leia mais notícias em Mundo

Em julho as Nações Unidas designaram 19 de novembro o Dia Mundial do Sanitário, atendendo a uma proposta de Cingapura, cujo enviado disse não se importar com as brincadeiras que as pessoas fazem sobre a campanha.

"Estou certo de que haverá brincadeiras na imprensa e no público quando se informar que a ONU está declarando um Dia Mundial do Sanitário", afirmou em julho o encarregado de negócios de Cingapura, Mark Neo, perante uma votação unânime da Assembleia Geral a favor da medida.

"Sua risada é bem vinda, especialmente se reconhecerem o tabu prevalente e doentio que evita um debate aberto e sério sobre os problemas do saneamento e dos toaletes em todo o mundo", disse Neo à assembleia.

Cingapura assumiu a causa por causa dos esforços de Jack Sim, cidadão da cidade-estado conhecido como "Mr. Toilet" devido aos seus esforços para melhorar o saneamento em todo o mundo.

O executivo é o fundador da Organização Mundial do Toalete, que promove o saneamento através de educação, tecnologia, defesa e criação de oportunidade de negócios para empresas relacionadas com toaletes em países em desenvolvimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação