Mundo

Congressista americano se declara culpado por posse de cocaína

Segundo os documentos da Justiça, Radel estará sujeito a um ano de liberdade condicional com "supervisão mínima" e ter de passar por uma reabilitação

Agência France-Presse
postado em 20/11/2013 16:33
Washington - O congressista republicano Trey Radel se declarou culpado nesta quarta-feira (20/11) por posse de cocaína e foi sentenciado a um ano de liberdade condicional.

Na audiência de leitura de acusações na Corte Superior de Washington, D.C., o congressista pelo estado da Flórida, de 37 anos, foi acusado por um delito de menor gravidade, o de posse de substância controlada.

Segundo os documentos da Justiça, Radel estará sujeito a um ano de liberdade condicional com "supervisão mínima" e ter de passar por uma reabilitação. O congressista, que está em seu primeiro mandato, poderia ser condenado a uma pena máxima de até 180 dias na prisão. Com a sentença mais leve, Radel poderá, contudo, até manter seu posto no Congresso.

Os membros da Câmara de Representantes são eleitos por um período de dois anos, e a próxima legislatura será renovada em novembro de 2014 nas chamadas eleições de meio de mandato.

O gabinete de Radel foi contatado pela AFP, mas nenhum representante se pronunciou até o encerramento desta matéria. O republicano foi preso dentro de uma investigação federal sobre uma rede de tráfico de drogas que operava na capital americana, de acordo com a emissora local WJLA TV.

Leia mais notícias em Mundo

Ele teria sido pego comprando drogas em 29 de outubro, em uma operação secreta. A detenção só foi tornada pública na terça-feira, quando foram apresentadas as acusações. Nesse mesmo dia, Radel divulgou um comunicado, pedindo desculpas à família e a seus eleitores da Flórida.

"Luto contra um transtorno de alcoolismo, e isso me levou a uma escolha extremamente irresponsável", alegou. "Sei que tenho um problema e farei tudo que for necessário para superá-lo. Espero dar um exemplo para outros que estejam lutando contra isso", acrescentou.

Radel já foi repórter de televisão, comentarista de rádio e dono de um jornal. Ele se elegeu em 2012, com o apoio do movimento conservador "Tea Party". Na terça, o gabinete do presidente da Câmara de Representantes, o republicano John Boehner, disse que se trata de um assunto "entre o representante Radel, sua família e seus eleitores". Na quarta, não houve qualquer declaração da liderança da Câmara sobre se Radel manterá seu mandato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação