Mundo

Mahmoud Abbas recebe dirigente da oposição trabalhista israelense

Trata-se do primeira reunião entre os dois dirigentes desde a eleição de Yitzhak Herzog para a liderança do Partido Trabalhista, no final de novembro

Agência France-Presse
postado em 01/12/2013 21:30
Ramallah - O novo chefe da oposição trabalhista israelense, Yitzhak Herzog, se reuniu neste domingo (1;/12) com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em Ramallah, Cisjordânia, para analisar os meios de reativar o processo de paz, informou um responsável palestino. Trata-se do primeira reunião entre os dois dirigentes desde a eleição de Yitzhak Herzog para a liderança do Partido Trabalhista, no final de novembro.

Leia mais notícias em Mundo

Herzog lembrou por ocasião de sua eleição que os acordos de paz de Oslo com os palestinos foram firmados em 1993, quando os trabalhistas estavam no poder, e que pressionará o atual governo de direita, de Benjamin Netanyahu, para a adoção de "medidas corajosas" que façam avançar o processo de paz. "As negociações atuais, promovidas pelos Estados Unidos, oferecem uma oportunidade histórica de paz para Israel e os palestinos em razão do desejo real do presidente Abbas de obter a paz", afirmou Herzog em entrevista coletiva após a reunião.

O líder trabalhista destacou ainda que seu partido rejeita a instalação de "colônias nas terras palestinas" e que se opôs recentemente ao projeto de construção de 20 mil residências na Cisjordânia. Herzog discutiu ainda com Abbas a possibilidade de um encontro direto entre o líder palestino e Netanyahu, algo que poderia beneficiar o processo de paz.

As negociações entre israelenses e palestinos foram relançadas em julho passado, após três anos de interrupção devido ao prosseguimento da colonização israelense nos territórios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação