Mundo

Mais um ativista pró-democracia detido no Egito

"Ahmed Duma foi detido e os policiais disseram que ele era acusado de participar de uma manifestação no sábado passado", declarou Nurhan Hefzy

Agência France-Presse
postado em 03/12/2013 14:53
Cairo - A polícia egípcia deteve nesta terça-feira (3/12) um ativista laico pró-democrata por ter participado de uma manifestação ilegal, a terceira detenção deste tipo em uma semana, indicou à AFP sua esposa.

"Ahmed Duma foi detido e os policiais disseram que ele era acusado de participar de uma manifestação no sábado passado", declarou Nurhan Hefzy. No momento está sendo interrogado pela promotoria, acrescentou sua esposa.

Pela manhã Duma escreveu no Twitter que estava na delegacia de Al Basatin e fontes judiciais confirmaram depois à AFP que está sendo interrogado pela "organização de uma manifestação ilegal" e pelos confrontos que ocorreram no sábado ante um tribunal do Cairo.



Dezenas de ativistas laicos foram desalojados pela polícia com bombas de gás lacrimogênio naquele dia em virtude da nova e polêmica lei que obriga a pedir autorização prévia do ministério do Interior para protestar.

Os ativistas acompanhavam ao tribunal Ahmed Maher, um dos líderes da revolta de 2011 contra Hosni Mubarak, que se entregava à justiça ao ter sido acusado, por sua vez, de manifestação ilegal. Atualmente está em prisão preventiva. Na semana passada também foi detido outro líder do movimento laico do Egito, Alaa Abdel Fatah, pelo mesmo motivo.

O presidente egípcio interino, Adli Mansour, que lidera um governo controlado de fato pelo exército, promulgou na semana passada a nova lei de manifestações que os opositores egípcios consideram contrária aos direitos humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação