Mundo

Acordo histórico prevê conexão entre Mar Vermelho e Mar Morto

Uma parte da água será dessalinizada para ser distribuída em Israel, Jordânia e territórios palestinos, enquanto o resto será transportado por quatro tubulações ao Mar Morto

Agência France-Presse
postado em 09/12/2013 09:01
Jerusalém - Representantes israelenses, jordanianos e palestinos assinarão nesta segunda-feira (9/12) um acordo "histórico" para conectar o Mar Vermelho com o Mar Morto, informou um ministro de Israel. O ministro da Energia e Desenvolvimento Regional, Silvan Shalom, afirmou à rádio militar que, com base neste acordo que será assinado no Banco Mundial em Washington, a água será retirada do Golfo de Aqaba, no extremo norte do Mar Vermelho.

Uma parte da água será dessalinizada para ser distribuída em Israel, Jordânia e territórios palestinos, enquanto o resto será transportado por quatro tubulações ao Mar Morto. Caso não receba água, o Mar Morto pode secar até 2050. Shalom destacou os aspectos econômicos de abastecer com água dessalinizada barata os Estados vizinhos, o aspecto ambiental de "salvar o Mar Morto" e o aspecto "estratégico diplomático" do acordo, assinado em um momento difícil das negociações de paz entre israelenses e palestinos.



"É um grande avanço após vários anos de esforços. É um momento histórico", disse. Segundo o jornal Yediot Aharonot, o ministro da Água da Autoridade Palestina, Shaddad Attili, e seu colega jordaniano, Hazem Naser, assinarão o acordo com Shalom.

O ministro israelense afirmou que depois da assinatura será divulgada uma licitação internacional para todo o projeto - a construção da central de dessalinização em Aqaba e a instalação da primeira tubulação. ONGs como a Amigos da Terra-Oriente Médio advertiram que uma grande afluência de água do Mar Vermelho poderia mudar o frágil ecossistema do Mar Morto, com a proliferação de algas vermelhas e a cristalização de gesso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação