Mundo

Michelle Bachelet vence eleição no Chile com mais de 62% dos votos

A candidata da direita, Evelyn Matthei, recebeu 37,04% dos votos

Agência France-Presse
postado em 15/12/2013 20:15
Bachelet se tornou a primeira presidente reeleita depois de mais de 60 anos
Santiago
- A socialista Michelle Bachelet se transformou na nova presidente do Chile para o período 2014-2018, após vencer, neste domingo, no segundo turno das eleições nacionais, com 62,59% sobre 37,40%, a candidata da direita, Evelyn Matthei, com 56% das mesas apuradas, que mostravam uma tendência irreversível, informou o Serviço Eleitoral.

[SAIBAMAIS]A candidata governista Evelyn Matthei reconheceu sua derrota nas urnas. "Já está claro, ela ganhou. E a cumprimentaremos. Depois irei visitá-la, como corresponde, pessoalmente", disse Matthei a jornalistas na saída de sua casa.


Bachelet, uma pediatra de 62 anos que se transformou na primeira mulher chilena a alcançar a presidência do país em 2006, se tornou também a primeira presidente reeleita depois de mais de 60 anos.

A nova presidente, que tomará posse do cargo no dia 11 de março, sucederá Sebastián Piñera e marcará o retorno da centro-esquerda ao poder, após o único governo de direita em 20 anos de democracia.

As eleições, com duração de 10 horas e sob um clima quente, foram marcadas pelo baixo comparecimento dos eleitores.

Segundo uma projeção do Observatório Eleitoral da Universidade Diego Portales, 37,33% da população teria votado, uma porcentagem menor que a participação oficial de 56% no primeiro turno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação