Mundo

Universidade de Harvard é esvaziada por suspeita de explosivos

O alerta ocorre menos de um mês depois de outra instituição proceder o esvaziamento devido a uma ligação anônima afirmando que um dos estudantes planejava disparar contra os colegas

Agência France-Presse
postado em 16/12/2013 12:53

Alunos se reúnem no Salão Annenberg depois de prédio do campus ser evacuado após relatos não confirmados de que os explosivos foram plantados na Universidade de Harvard em Cambridge

Nova York - A Universidade de Harvard evacuou nesta segunda-feira quatro prédios de seu campus e precisou suspender uma série de exames finais devido a uma ameaça de explosivos, que não foi confirmada.


A ameaça levou medo e causou transtornos em uma das instituições de ensino mais conhecidas do mundo, situada em Cambridge (Massachusetts, nordeste dos Estados Unidos). A polícia recebeu "informações não confirmadas de explosivos em quatro locais do campus: Centro de Ciências, prédios Thayer, Sever e Emerson", alertaram as autoridades de Harvard pouco depois das 09h00 local (12h00 de Brasília).


"Por favor, abandonem estes prédios agora", indicou a mensagem publicada no site da Universidade.

As polícias de Harvard e de Cambridge (situada em frente à cidade de Boston), acompanhadas depois de forças estatais e federais, se dirigiram aos locais em questão e depois de mais de duas horas de buscas não encontraram nada, segundo a mesma fonte.


Em dois dos quatro prédios (Thayer e Emerson) a ordem de evacuação foi suspensa ao meio-dia. Os outros dois prédios foram reabertos durante a tarde. "Os quatro prédios agora estão abertos", informou Harvard às 14H44 local, após a polícia liberar o centro de ciência, último local que permanecia fechado.


Leia mais notícias em Mundo

"Estou aliviada de informar que não encontraram artefatos suspeitos", comentou a vice-presidente da universidade, Katie Lapp, precisando que a polícia "continua investigando este incidente para determinar quem é o responsável". Segundo Lapp, a ameaça de explosivos chegou "à polícia de Harvard e a vários membros da comunidade" através de um e-mail.


Três dos locais eram "prédios acadêmicos" onde se realizavam exames finais que precisaram ser cancelados, segundo Sam Weinstock, do jornal estudantil The Harvard Crimson, em declarações à rede CNN. "Os alunos foram retirados desses exames e levados para o refeitório dos calouros, onde foram informados que os exames seriam cancelados", explicou.


Apenas algumas horas após a ameaça em Harvard, a Universidade de Massachusetts, situada ao sul de Boston, lançou um alerta para a evacuação de um de seus prédios pela possível presença de um homem armado. No entanto, essa informação se revelou falsa, segundo a polícia estadual.

Isso acontece menos de um mês depois de outra Universidade, Yale, proceder a uma evacuação devido a uma ligação anônima afirmando que um dos estudantes planejava disparar contra os colegas.


Harvard, uma das mais prestigiadas universidade do mundo, foi fundada em 1636 e conta com 21.000 alunos. Entre os líderes que passaram por suas salas encontra-se o atual presidente americano, Barack Obama, que estudou Direito no local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação