Mundo

Revista gay americana escolhe papa Francisco como personalidade do ano

A revista Advocate escolheu o lider da Igreja Católica como a "pessoa mais influente de 2013 para a vida dos integrantes da comunidade LGBT"

Agência France-Presse
postado em 17/12/2013 14:31
A escolha é surpreendente, já que a Igreja tem se envolvido, constantemente, em conflitos com comunidades de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais
Washington
- O papa Francisco, que já foi escolhido como personalidade do ano pela revista Time, também foi eleito para ocupar o mesmo posto por outra publicação, desta vez dedicada à comunidade gay e lésbica.

A revista Advocate escolheu o lider da Igreja Católica como a "pessoa mais influente de 2013 para a vida dos integrantes da comunidade LGBT."

A escolha é surpreendente, já que a Igreja tem se envolvido, constantemente, em conflitos com comunidades de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, devido à sua oposição ao casamento homossexual e à homossexualidade em geral.

[SAIBAMAIS]"Se 2013 será lembrado pelo trabalho de centenas de pessoas para a promoção da igualdade de casamento, o ano também será lembrado pelo exemplo de um homem", escreveu a revista online, ao anunciar a sua escolha.

Em julho, o Papa afirmou que não "julgaria" homossexuais. Essa observação, de acordo com a revista, "tornou-se um sinal para os católicos e para o mundo de que o novo papa não é como o antigo."



Francisco "ainda não disse que a Igreja Católica apoia as uniões civis" entre casais do mesmo sexo, mas os comentários que ele fez "já causaram reflexão e consternação na Igreja."

Como líder de 1,2 bilhão de católicos pelo mundo, a publicação acredita que "quer queiram ou não, o que ele diz faz diferença".

De acordo com a "Advocate", nenhum dos pontos de discordância entre a comunidade gay e os católicos - como o papel social das mulheres e a utilização de métodos contraceptivos - "deve nos levar a subestimar a capacidade de qualquer papa de convencer corações e mentes a se abrirem a membros da comunidade LGBT, não só nos Estados Unidos, mas no mundo todo".

A comunidade americana de defesa dos direitos dos homossexuais foi particularmente bem sucedida em 2013 na sua luta pela legalização do casamento de pessoas do mesmo sexo.

Em junho, a Suprema Corte derrubou a "Lei de Defesa do Casamento", que restringia os benefícios federais do casamento aos casais heterossexuais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação