Mundo

Casa Branca divulga relatório com recomendações sobre espionagem da NSA

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, declarou que o relatório seria divulgado mais cedo do que o previsto, em função da cobertura incompleta e imprecisa da imprensa sobre seu conteúdo

Agência France-Presse
postado em 18/12/2013 17:23
A Casa Branca divulga nesta quarta-feira (18/12) um relatório elaborado por um painel de especialistas, pedindo reformas nos programas de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, declarou que o relatório seria divulgado mais cedo do que o previsto, em função da cobertura incompleta e imprecisa da imprensa sobre seu conteúdo. O documento era esperado apenas para janeiro.

Obama se reuniu com os membros do painel mais cedo nesta quarta-feira para trabalhar nas 46 recomendações do relatório. O presidente afirmou que tentará aplicar algum tipo de autocontrole nas operações de espionagem e coleta de dados eletrônicos por parte da NSA.



Agora, Obama deverá decidir quais recomendações do painel ele aceitará e, em janeiro, fará um discurso sobre o tema, informando a população.

A divulgação do relatório acontece em um momento de extrema pressão sobre o governo em relação a esses programas, com adversários políticos, gigantes do setor tecnológico e até a Justiça exigindo mudanças.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação