Mundo

Navios quebra-gelo farão resgate de navio científico russo encalhado

"O barco iria sair (a mar aberto), quando foi atingido por uma tempestade de neve", disse o porta-voz da expedição, Alvin Piedra

Agência France-Presse
postado em 26/12/2013 11:31
Sídney - Três navios quebra-gelo se encaminhavam nesta quinta-feira na direção de um navio russo, com 74 membros de uma expedição científica a bordo, que se encontra encalhado em meio ao gelo da Antártida, anunciaram fontes australianas. As autoridades australianas assumiram a coordenação da missão de resgate.

A Autoridade de Segurança Marítima Australiana (AMSA) disse que o "MV Akademik Shokalskiy" enviou um SOS na quarta-feira, em que dizia que estava encalhado a cerca de 100 milhas náuticas a leste da base francesa Dumont D;Urville.

[SAIBAMAIS]

"O barco iria sair (a mar aberto), quando foi atingido por uma tempestade de neve", disse o porta-voz da expedição, Alvin Piedra, à AFP.

Leia mais notícias em Mundo

"Está simplesmente encalhado no gelo. Não há nenhum perigo em absoluto. O navio se encontra na região controlada pela Austrália, o que obriga suas autoridades a difundir a mensagem a todos os barcos quebra-gelo que se encontrem na região, três dos quais responderam", explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação