Mundo

Milhares de católicos participam da grande missa 'da família' na Espanha

Os fiéis chegaram desde o início da manhã ao evento, organizado pela Arquidiocese de Madri

Agência France-Presse
postado em 29/12/2013 13:37
Missa em defesa da família, dias depois do governo conservador apresentar um projeto de lei que restringe o direito ao aborto na Espanha
Madri
- Milhares de católicos se reuniram neste domingo, no centro de Madrid, para a celebração de uma grande missa em defesa da família, dias após o governo conservador apresentar um projeto de lei que restringe o direito ao aborto na Espanha.

"A nova lei do aborto é limitada. Ainda se pode praticar o aborto", disse Ignacio González, comerciante de 49 anos, que veio de Murcia com a mulher e seis filhos para participar da missa.

"É preciso fazer mais porque o aborto é um crime", afirmou María Cardador, 82, originária de Córdoba. "Estão matando muitas crianças nestas clínicas, vamos fechar todas".



A missa pela família, convocada anualmente pelo Arcebispado de Madri, chegou a reunir centenas de milhares de fiéis durante o governo do socialista José Luis Rodríguez Zapatero, quando os alvos eram as reformas envolvendo o casamento gay (2005) e a lei sobre o aborto (2010), que autoriza a interrupção da gravidez nas primeiras 14 semanas, ou 22 semanas em caso de problemas com o feto.

Cumprindo a promessa da campanha eleitoral de 2011, o governo de Mariano Rajoy apresentou em 20 de dezembro passado um projeto de lei que limita o aborto aos casos de risco de vida, ameaça à saúde psíquica ou psicológica da mulher, e situação de estupro.

É provável que o texto seja aprovado no Parlamento, onde o Partido Popular (PP, conservador) tem maioria absoluta.

Em um palco dominado por uma enorme cruz branca, o arcebispo de Madri, Antonio María Rouco Varela, lamentou a falta de um compromisso sólido na vida pessoal. "Nem mesmo o dom da vida se entende como definitivo e inviolável e, portanto, também não o dom do amor".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação