Mundo

Cameron pede aos escoceses que votem contra a independência em 2014

O governo escocês está em campanha para a separação do Reino Unido, em um referendo previsto para 18 de setembro

Agência France-Presse
postado em 01/01/2014 09:54
Londres - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, pediu aos escoceses que votem ;não; à independência, no primeiro dia de 2014, ano de um referendo sobre a questão. O governo escocês liderado por Alex Salmond está em campanha para a separação do Reino Unido, em um referendo previsto para 18 de setembro.

[SAIBAMAIS]Na mensagem de Ano Novo, Salmond pediu aos escoceses que aproveitem "a oportunidade de uma vida". "2014 será um ano realmente surpreendente, no qual os olhos do mundo estarão voltados para a Escócia", afirmou Salmond. "Façamos com que 2014 seja o ano no qual tomamos a responsabilidade de modelar nosso próprio futuro", completou.

Em um comunicado divulgado pouco depois da meia-noite, Cameron respondeu que o referendo é muito importante para todo o Reino Unido e pediu aos escoceses que votem ;não; à independência. "Não se trata de uma votação sobre os próximos anos, e sim de uma votação que poderia mudar nosso país para sempre", advertiu Cameron.

Leia mais notícias em Mundo

"Nossa família de nações está em seu melhor momento quando trabalhamos juntos, com interesses compartilhados e um objetivo comum", ressaltou. "Que este ano seja ouvida a mensagem da Inglaterra, Gales e Irlanda do Norte a todos os escoceses: queremos que vocês fiquem e que, juntos, possamos construir um Reino Unido ainda mais forte", resumiu Cameron. De acordo com as pesquisas, os escoceses estariam em sua maioria a favor da permanência no Reino Unido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação