Mundo

Nevascas, frio intenso e fortes ventos atingem os Estados Unidos

O frio intenso também afeta o meio-oeste do país, com nevascas e cancelamento de voos no aeroporto internacional O'Hare de Chicago

Agência France-Presse
postado em 03/01/2014 08:49
Nova York - Intensas nevascas, fortes ventos e um frio glacial afetavam nesta sexta-feira (3/1) o nordeste dos Estados Unidos, onde a primeira grande tempestade de inverno do ano prejudicava os voos em vários estados e cidades importantes.

Em Nova York, a meteorologia prevê mais de 20 centímetros de neve e ventos gelados superiores a 50 km/h, com temperaturas de até 12 graus negativos, com sensação térmica de até -23;C.

O frio intenso também afeta o meio-oeste do país, com nevascas e cancelamento de voos no aeroporto internacional O'Hare de Chicago

Quase 2.200 voos, com pouso ou decolagem nos Estados Unidos, foram cancelados na região. O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) emitiu alertas de fortes tempestades de inverno em uma grande área do país, que vai de Chicago a Nova York, passando por toda a Nova Inglaterra e inclui a capital Washington. O frio intenso também afeta o meio-oeste do país, com nevascas e cancelamento de voos no aeroporto internacional O;Hare de Chicago.

O frio intenso também afeta o meio-oeste do país, com nevascas e cancelamento de voos no aeroporto internacional O'Hare de Chicago

Em Nova York, as autoridades pediram aos moradores que permaneça em casa para que possam realizar as tarefas de acondicionamento urbano. A neve também invadiu algumas estações de metrô da cidade, cobrindo parte das plataformas.

Quase 450 pontos de distribuição de sal foram acionados para derreter o gelo durante a madrugada e 1.700 caminhões foram mobilizados para limpar a neve das ruas. Mas o comissário de Saúde Pública, John Doherty, recordou que a tarefa de limpar as ruas é difícil e pediu paciência.

[SAIBAMAIS]

A nevasca em Nova York é o primeiro teste do novo prefeito da cidade, Bill de Blasio, que tomou posse na quarta-feira. "Estamos focados como um laser, estamos prontos", afirmou na quinta-feira o novo prefeito. Ele recomendou que os moradores não saiam de suas residências.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, declarou estado de emergência e solicitou que a população utilize o transporte público. No estado vizinho de Nova Jersey, o governador Chris Christie também decretou emergência.

O governador de Connecticut, Dannel Malloy, pediu para que os funcionários do estado encerrassem o expediente mais cedo na quinta-feira para evitar congestionamentos durante a passagem da tempestade.



As autoridades também advertiram para o risco de congelamento ou hipotermia em consequência do frio intenso. Em Boston, onde a temperatura deve cair nesta sexta-feira a 21 graus negativos, as escolas e prédios públicos permanecerão fechados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação