Mundo

Dennis Rodman canta Happy Birthday To You para líder norte-coreano

Segundo testemunhas, cena lembrou a mesma música entoada pela atriz Marilyn Monroe em homenagem ao presidente John Kennedy em 1962

Agência France-Presse
postado em 09/01/2014 10:42
Pequim - A música "Happy Birthday To You" que o ex-astro do basquete americano Dennis Rodman cantou para Kim Jong-un lembrou a muitos espectadores a entoada pela atriz Marilyn Monroe em homenagem ao presidente John Kennedy em 1962, indicaram turistas que assistiram à cena. Dennis Rodman cantou "Happy Birthday To You" ao líder norte-coreano Kim Jong-un na quarta-feira (8/1)em Pyongyang, antes de disputar uma partida de basquete organizada para celebrar seu aniversário.

[SAIBAMAIS]Marilyn Monroe havia causado sensação no dia 19 de maio de 1962 ao cantar a Kennedy, que completava 45 anos, diante de 15.000 pessoas reunidas no Madison Square Garden de Nova York, o feliz aniversário mais sensual de que se tem memória. "Parecia-se um pouco com Marilyn Monroe cantando para JFK, tinha um tom similar", declarou Sophia Sokmensuer, uma turista americana que estava entre o público.



Em um vídeo publicado na internet é possível ver o ex-jogador de basquete da NBA, famoso por suas excentricidades, cantar em homenagem ao jovem líder do país diante de milhares de espectadores em um estádio da capital norte-coreana. Kim Jong-Un, que completou 31 anos nesta semana, assistiu à partida, entre uma equipe de veteranos da NBA e um clube norte-coreano, junto com sua esposa, Ri Sol-Ju, e outros líderes de alto escalão.

Rodman, que utilizava óculos de sol, animava o público enquanto cantava, ao mesmo tempo em que os jogadores aposentados da NBA e os da equipe norte-coreana batiam palmas antes de disputar a partida. "Todos batiam palmas ao som da canção, era simpático e divertido", acrescentou Sophia Sokmensuer, estudante de uma universidade de Nova York, interrogada nesta quinta-feira pelos jornalistas no aeroporto de Pequim.

A canção "tinha algo de Marilyn Monroe", confirmou outro espectador, de 50 anos, que chegou a Pequim no mesmo voo. Já Sean Agnew, proprietário de uma discoteca na Filadélfia, no leste dos Estados Unidos, considerou que foi uma "cena muito rara". "Simplesmente improvisou de forma muito espontânea e era, como pode imaginar, um pouco estranho", declarou Agnew à AFP.

Outro ex-jogador da NBA, Eric "Sleepy" Floyd, que participou da partida, negou-se a fazer declarações e saiu do aeroporto cobrindo a cabeça com seu casaco. Rodman chegou a Pyongyang na segunda-feira passada em sua quarta viagem à Coreia do Norte em 12 meses, acompanhado por outros ex-jogadores da NBA, entre eles Doug Christie, Craig Hodges e Charles Smith. O popular ex-jogador, que no passado já foi muito criticado por não ter feito alusão durante suas viagens à questão dos direitos humanos e ao destino de Kenneth Bae, um missionário americano detido na Coreia do Norte, voltou a ser alvo de críticas nesta visita.

Em uma entrevista pela televisão em Pyongyang, Rodman insultou um jornalista da CNN que lhe perguntou se ele procuraria saber o que aconteceu com o missionário, condenado a 15 anos de prisão, e declarou que "Kenneth Bae fez alguma coisa" para merecer a pena. Mas o ex-jogador voltou atrás nesta quinta-feira, ao pedir desculpas por ter se exaltado ao fazer tais declarações.

"Primeiro, gostaria de me desculpar com a família de Kenneth Bae", declarou o jogador. "Eu envergonhei muitas pessoas", acrescentou em um comunicado citado pela CNN. "Estou muito arrependido. Eu deveria evitar declarações políticas. Estou realmente arrependido". A família de Kenneth Bae expressou indignação após a entrevista. Kenneth Bae, de 45 anos, foi preso em novembro de 2012 durante uma viagem à Coreia do Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação