Mundo

Paquistanês saúda filho adolescente morto ao deter homem-bomba

O pai, Mujahid Ali Bangash disse que não sentia tristeza, mas orgulho com a morte do filho

Agência France-Presse
postado em 09/01/2014 12:57
Peshawar - O pai de um adolescente paquistanês morto depois de interceptar um homem-bomba saudou nesta quinta-feira (9/1) seu filho por salvar centenas de vidas com sua bravura. Aitzaz Hassan, de cerca de 15 anos, morreu no hospital depois de deter o homem-bomba, que detonou seus explosivos na entrada de sua escola no distrito de Hangu, no noroeste do país, na segunda-feira.

[SAIBAMAIS]Seu pai, Mujahid Ali Bangash, de 55 anos, declarou que não sentia tristeza, mas orgulho com a morte de seu filho. "Aitzaz nos deixou orgulhosos por interceptar valentemente o homem-bomba e salvar as vidas de centenas de seus colegas", disse. "Estou feliz por meu filho ter se tornado um mártir, sacrificando sua vida por uma causa nobre", acrescentou.



Bangash trabalha nos Emirados Árabes Unidos e só pôde chegar à aldeia de Ibrahimzai, localizada em uma área de Hangu dominada por muçulmanos xiitas, um dia após o funeral de seu filho. "Muitas pessoas estão vindo me ver, mas se eles tentam me dar pêsames, digo-lhes para me felicitar por me tornar o pai de um mártir", explicou. "Eu serei ainda mais feliz se o meu segundo filho também sacrificar a sua vida pelo país", declarou.

O oficial da polícia Shakirullah Bangash declarou à AFP que Aitzaz interceptou o terrorista a 150 metros do portão principal da escola, que tem cerca de 1.000 alunos, a maioria deles xiitas. Os alunos seriam o alvo do ataque, acrescentou.

Notícias sobre a bravura de Hassan também levaram a uma onda de tributos ao jovem nas redes sociais. Sherry Rehman, ex-embaixador do Paquistão nos Estados Unidos, escreveu no Twitter: "O shaheed (mártir) de Hangu Aitzaz Hasan é o orgulho do Paquistão. Dê a ele ao menos uma medalha (...) #AitzazBraveheart..."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação