Mundo

Premier japonês alerta para risco de corrida armamentista na Ásia

O Japão disputa com a China a soberania de um arquipélago desabitado no Mar da China Oriental

Agência France-Presse
postado em 22/01/2014 18:05
Davos - O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, alertou nesta quarta-feira (22/1), em Davos, que a corrida armamentista na Ásia pode ter consequências catastróficas em todo o mundo, em uma referência implícita às tensões entre Tóquio e Pequim. "Temos que limitar a expansão militar na Ásia, que, do contrário, pode ficar fora de controle", disse Abe na reunião anual do Fórum Econômico Mundial, sem citar a China.

[SAIBAMAIS]"Se a paz e a estabilidade forem ameaçadas na Ásia, a repercussão em todo o mundo será enorme", acrescentou, advertindo que "o crescimento na Ásia não pode ser desperdiçado" em uma corrida armamentista. Esse crescimento deve ser "investido em inovação e em capital humano, o que favorecerá ainda mais o crescimento na região".



O Japão disputa com a China a soberania de um arquipélago desabitado no Mar da China Oriental, controlado por Tóquio com o nome de Senkaku, e reivindicado pela China, que o chama de Diaoyu. A tensão aumentou no final do ano passado, com a decisão unilateral de Pequim de estabelecer uma zona de vigilância aérea sobre uma área do mar da China Oriental que inclui o arquipélago disputado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação