Mundo

Homens fogem de povoado indiano onde jovem sofreu estupro coletivo

O crime ocorreu na remota localidade de Subalpur, 240 km a oeste de Calcutá, um dia depois de a jovem, solteira e pertencente à tribo santhal, ter sido encontrada com um homem muçulmano

Agência France-Presse
postado em 24/01/2014 11:16
Subalpur - Vários homens fugiram nesta sexta-feira (24/1) de um povoado no leste da Índia após o estupro coletivo de uma jovem por ordem do conselho tribal, enquanto a polícia indicou que os habitantes tentaram impedir que a vítima denunciasse o crime. Treze homens foram presos por envolvimento nesta agressão sexual que ocorreu na terça-feira (21/1) à noite como castigo por a jovem manter um relacionamento amoroso.

O crime ocorreu na remota localidade de Subalpur, 240 km a oeste de Calcutá, um dia depois de a jovem, solteira e pertencente à tribo santhal, ter sido encontrada com um homem muçulmano. Os vizinhos descreveram a vítima como uma mulher encantadora que pretendia se casar com o namorado muçulmano.

A polícia patrulha o vilarejo depois de indicar que a jovem foi ameaçada caso contasse sobre o caso. "Os membros do conselho tribal a ameaçaram com terríveis consequências caso prestasse queixa na polícia", declarou à AFP Kazi Mohamad Hosain, funcionário da delegacia de polícia do distrito.



"Os aldeões cercaram a sua casa, mas na quarta-feira à tarde ela conseguiu escapar e chegou até a delegacia para apresentar a denúncia", acrescentou. "Mancava e sangrava quando a vimos na delegacia", explicou. Muitos dos homens já haviam fugido da localidade quando a AFP a visitou na sexta-feira, deixando para trás as mulheres e crianças, que se negaram a falar do que ocorreu.

Uma dúzia de policiais cercavam a pequena casa da jovem, construída de bambu e com teto de palha. Esta agressão voltou a chamar a atenção sobre a violência sexual sofrida pelas mulheres na Índia e provocou a reação de políticos, que consideraram o incidente "como desumano e totalmente escandaloso", e grupos de mulheres.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação