Mundo

Confrontos há duas semanas na Líbia deixam 154 pessoas mortas

As tribos árabes denunciam a falta de ação do governo diante de uma "invasão estrangeira" na ausência de um exército nacional capaz de impor a ordem

Agência France-Presse
postado em 25/01/2014 19:33
Trípoli - Pelo menos 154 pessoas morreram e 463 ficaram feridas depois de duas semanas de confrontos na cidade líbia de Sebha (sul) e Uershefana (oeste de Trípoli), informou o Ministério da Saúde.

Os confrontos acontecem em nos subúrbios de Uershefana, considerados um reduto dos partidários do regime de Kadhafi. No sul, os confrontos ocorreram entre membros a minoria Tubu, um grupo étnico não-árabe, e integrantes da tribo árabe Awled Sleiman.

[SAIBAMAIS]

Os tubus vivem entre a Líbia, o norte do Chade e do Níger, e denunciam sua marginalização na sociedade líbia. Outras tribos os acusam de contar com o apoio de combatentes estrangeiros, principalmente do Chade.

As tribos árabes denunciam a falta de ação do governo diante de uma "invasão estrangeira" na ausência de um exército nacional capaz de impor a ordem.

Leia mais notícias em Mundo

O Congresso Nacional da Líbia declarou o estado de emergência em 18 de janeiro no sul do país, durante uma sessão extraordinária para debater a violência em Sebha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação