Mundo

Egito vai organizar a eleição presidencial antes das legislativas

A intervenção militar de 3 de julho significou para os militantes não islamitas da revolução de 25 de janeiro o retorno ao autoritarismo do antigo regime de Mubarak

Agência France-Presse
postado em 26/01/2014 10:14
Cairo - O presidente egípcio interino anunciou neste domingo que serão convocadas eleições presidenciais antes das legislativas, levantando a ambiguidade sobre o calendário de transição prometido pelo exército em julho, quando destituiu o presidente islamita Mohamed Mursi.

O anúncio de Adly Mansur acontece no dia seguinte à celebração do terceiro aniversário da rebelião que tirou Hosni Mubarak do poder, quando cerca de 50 manifestantes morreram.

As comemorações se transformaram em manifestações que pediram ao chefe das forças armadas e ao novo homem forte do país, o general Abdel Fatah al Sisi, que fosse candidato à presidência. Nas manifestações, 49 pessoas morreram e outras 247 ficaram ferias.

O ministério do Interior assinalou, por sua parte que 1.079 pessoas foram detidas. As novas autoridades egípcias realizam uma implacável repressão contra qualquer manifestação da oposição desde que o exército destituiu e prendeu o presidente islamita Mohamed Mursi há 7 meses.

A intervenção militar de 3 de julho significou para os militantes não islamitas da revolução de 25 de janeiro o retorno ao autoritarismo do antigo regime de Mubarak.

[SAIBAMAIS]

A Irmandade Muçulmana, confraria à qual pertence Mursi e que ganhou todas as eleições desde a queda de Mubarak, convocou 18 dias de manifestações pacíficas.

O governo "de fato", dirigido pelo exército, advertiu que iria reprimir com "firmeza" qualquer "tentativa de sabotagem das cerimônias por parte da Irmandade Muçulmana", decretada "organização terrorista" há algumas semanas.

Desde o último 14 de agosto, quando policiais e soldados mataram mais de 700 manifestantes pró-Mursi em um dia de protestos no Cairo, mais de mil manifestantes islamitas morreram e vários milhares foram presos, incluindo a maior parte dos líderes da confraria.

Leia mais notícias em Mundo

No sábado, no Cairo, policiais e soldados bloquearam com tanques os principais acessos à cidade e a emblemática praça Tahrir, epicentro da "Revolução de 25 de janeiro de 2011". Milhares de pessoas foram à praça no sábado levando fotos do general Al-Sissi, chefe do exército e homem forte do Egito.

A maior parte dos atentados recentes contra as forças de ordem foi reivindicada por movimentos jihadistas que afirmam atuar em represália ao "massacre" dos pró-Mursi, mas sem vínculo direto com a Irmandade Muçulmana. Ainda assim, as autoridades egípcias acusam a Irmandade de envolvimento nos atentados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação