Mundo

República Turca do Norte de Chipre despenaliza as relações homossexuais

Antes da aprovação do projeto de lei, os moradores da RTCN que tinham relações homossexuais eram punidos com cinco anos de prisão

Agência France-Presse
postado em 27/01/2014 13:05
Nicósia - O Parlamento da República Turca do Norte de Chipre (RTCN), estado do norte da ilha do Chipre reconhecido unicamente pela Turquia, aprovou nesta segunda-feira (27/1) um projeto de lei que despenaliza as relações homossexuais, até então punidas com cinco anos de prisão.

[SAIBAMAIS]A lei, datada do Império Britânico, definia as relações entre pessoas do mesmo sexo como "relações contra-naturais", no país de maioria muçulmana. Vários apelações foram apresentadas na Corte Europeia de Direitos Humanos contra essa criminalização. O texto foi submetido a uma votação por iniciativa do partido no poder, de esquerda, e na ausência do principal partido de oposição, causando semanas de debate entre a população.



A ilha mediterrânea está divida ao meio desde a intervenção do exército turco em 1974, em reação a um golpe de estado, fomentado por nacionalistas cipriotas gregos, que pretendiam anexar a ilha à Grécia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação