Mundo

Ex-ministro da Noruega propõe o nome de Snowden para o Nobel da Paz

Em julho de 2013, um professor de Sociologia sueco já havia sugerido Snowden para o Prêmio Nobel passada a data limite, mas a candidatura continua sendo válida para 2014

Agência France-Presse
postado em 29/01/2014 10:02
Oslo - Um ex-ministro norueguês propôs nesta quarta-feira (29/1) o nome do ex-analista de inteligência americano Edward Snowden para o Prêmio Nobel da Paz, em uma carta ao Comitê Nobel norueguês. "Ele contribuiu para revelar o nível extremo de vigilância por parte de nações contra outras nações e cidadãos", afirmou o ex-ministro socialista Baard Vegar Solhjell ao explicar a iniciativa.

[SAIBAMAIS]"Snowden contribuiu para que as pessoas saibam o que aconteceu e estimulou um debate público sobre a confiança nos governos, que é um requisito fundamental para a paz", disse ainda. Em uma carta ao Comitê Nobel norueguês obtida pela AFP, Solhjell e seu colega de partido Snorre Valen assinalam que não necessariamente aprovam ou apoiam todas as revelações de Snowden, mas eles o elogiam por revelar "a natureza e a capacidade tecnológica da vigilância moderna".



"O nível de sofisticação e de profundidade da vigilância a que foram submetidos os cidadãos em todo mundo são temas que nos deixaram atônitos e que provocaram um debate", alegaram ainda. Solhjell foi ministro do Meio Ambiente até que o governo de esquerda perdeu o poder no ano passado. O prazo máximo para apresentar candidaturas ao Nobel da Paz 2014 termina em 1; de fevereiro.

Em julho de 2013, um professor de Sociologia sueco, Stefan Svallfors, já havia sugerido Snowden para o Prêmio Nobel passada a data limite, mas a candidatura continua sendo válida para 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação