Mundo

Últimos objetos pessoais de Napoleão são leiloados na França

O leilão ocorrerá em março deste ano. Entre os objetos está uma camisa, mangas e tiras das roupas de Napoleão

Agência France-Presse
postado em 29/01/2014 13:34
Paris - Uma camisa, mangas e tiras, entre outros objetos pessoais de Napoleão utilizados pelo ex-imperador antes de sua morte e que foram conservados por seu empregado serão leiloados em março na França. "É muito emocionante. Trata-se da vida do imperador, em seu aspecto mais pessoal, mais íntimo", explicou Jean-Pierre Osenat, que organiza a venda no dia 23 de março em Fontainebleau, perto de Paris.

[SAIBAMAIS]Estas lembranças do cativeiro de Napoleão na ilha de Santa Helena e de sua morte no dia 5 de maio de 1821 foram reunidos por Achille Archambault (1792-1858). Inicialmente designado para se ocupar dos cavalos de Napoleão, Archambault acompanhou o imperador no exílio e ao fim de sua vida se converteu em seu empregado. O principal lote da venda, uma camisa que o imperador utilizou no dia 4 de maio de 1821, véspera de sua morte, foi estimado entre 30 mil e 40 mil euros.



As mangas da última camisa que Napoleão vestiu em seu leito de morte no dia 5 de maio também serão leiloadas. Estão avaliadas entre 8 e 10 mil euros. Archambault também conservou tiras, provavelmente recortadas de uma camisa. "Foram utilizadas pelo imperador durante sua doença em Santa Helena", declarou Archambault. As tiras, de 16 centímetros de comprimento, tiveram seu preço estimado entre 5 e 6 mil euros. Entre os objetos do exílio de Napoleão, os colecionadores poderão comprar dois lenços, um cortador de papel e uma bengala com punho de marfim utilizada em suas caminhadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação