Mundo

União Europeia pede fim da 'violência' e das 'intimidações' na Ucrânia

A chefe da diplomacia da UE chegou terça-feira (28/1) à noite em Kiev após uma reunião em Bruxelas entre a UE e a Rússia

Agência France-Presse
postado em 29/01/2014 16:16
A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, fez um apelo nesta quarta-feira (29/1) em Kiev pelo fim da "violência" e das "intimidações" de todas as partes na Ucrânia.

O diálogo entre o poder e os opositores "deve ser um verdadeiro diálogo", acrescentou Ashton, falando aos jornalistas após sua reunião com o presidente ucraniano, Viktor Yanukovitch.

Catherine Ashton, que ainda deve se reunir com líderes da oposição, chegou terça-feira (28/1) à noite em Kiev após uma reunião em Bruxelas entre a UE e a Rússia.

Nessa ocasião, o presidente russo, Vladimir Putin, pediu que os europeus "não interfiram" nos assuntos internos ucranianos.



Pelo segundo dia, o Parlamento ucraniano discutiu a possibilidade de uma anistia aos opositores detidos durantes as manifestações, uma das principais reivindicações da oposição.

O movimento de contestação nasceu no final de novembro, depois da decisão do presidente ucraniano de não assinar um acordo de associação com a União Europeia para se aproximar da Rússia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação