Mundo

Opositor torturado vai ser autorizado a deixar a Ucrânia para ir à UE

O militante poderá ser recebido pela Alemanha para ficar em tratamento

Agência France-Presse
postado em 01/02/2014 16:52
Munique - Dmytro Bulatov, um militante da oposição ucraniana sequestrado e torturado durante uma semana, vai ser autorizado a deixar a Ucrânia no domingo se ele quiser ir a um país da União Europeia, indicou neste sábado o ministro alemão das Relações Exteriores.

[SAIBAMAIS]Frank-Walter Steinmeier declarou à rede de televisão alemã que seu homólogo ucraniano, Leonid Kojara, havia dito a ele, em um encontro em Munique durante a Conferência sobre Segurança, que Bulatov "poderá deixar o país amanhã, se quiser".

O militante poderá ser recebido pela Alemanha para ficar em tratamento, acrescentou. As autoridades alemãs indicaram que não sabem se Dmytro Bulatov têm a intenção de deixar seu país.

Esse militante ucraniano contrário ao presidente Viktor Yanukovytch disse na sexta-feira ter sido "crucificado e retalhado" durante a semana em que ficou desaparecido.

Leia mais notícias em Mundo

Ele estava sendo procurado desde 24 de janeiro como "suspeito de ter organizado grandes tumultos", o que poderia levá-lo a ser condenado a uma pena de detenção provisória, segundo o Ministério do Interior. Mas, levando-se em consideração o seu estado de saúde, o juiz de instrução solicitou ao tribunal que o deixasse em prisão domiciliar.

Seu caso suscitou consternação na Europa e nos Estados Unidos. Ele se soma a outros episódios de agressão e sequestro, incluindo um terminado em morte, ocorridos durante a onda de contestação sem precedentes que sacode a Ucrânia. O movimento começou depois da desistência do presidente Viktor Yanukovytch em assinar um acordo de associação com a União Europeia para se reaproximar da Rússia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação