Mundo

Premiê pede que britânicos convençam escoceses a votar contra independência

David Cameron disse que a estabilidade da Grã-Bretanha e do investimento direto estrangeiro estaria em risco se a Escócia deixar o Reino Unido, após referendo no final deste ano

Agência France-Presse
postado em 07/02/2014 15:20
O primeiro-ministro discursou no Parque Olímpico, no leste de Londres
O primeiro-ministro britânico David Cameron pediu nesta sexta-feira (7/2) aos britânicos que tentem convencer os escoceses a votar ;não; no referendo pela independência, previsto para setembro. Segundo o chefe de governo, "restam sete meses para salvar o mais extraordinário país da história".

"A todos na Inglaterra, Gales e Irlanda do Norte, a todos que, como eu, se importam com o Reino Unido, quero dizer-lhes o seguinte: vocês não têm voto, mas têm voz", afirmou Cameron em um discurso em Londres.



Os escoceses responderão em 18 de setembro nas urnas à pergunta "A Escócia deve ser um país independente?". Se o ;sim; triunfar, os escoceses romperão com Gales, Irlanda do Norte e Inglaterra depois de 300 anos de união.

As pesquisas mostram que o apoio à independência na Escócia é minoritário. No entanto, segundo uma pesquisa desta sexta, os partidários da independência passaram a 34%, cinco pontos a mais que nos últimos seis meses, enquanto que os partidários do ;não; se mantiveram nos 52%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação