Mundo

Mary Barra, da GM, é a mulher mais poderosa nos negócios globais

Como chefe da GM, Barra, de 52 anos, dirige uma empresa de mais de 212.000 funcionários que trabalham em 396 instalações em seis continentes

Agência France-Presse
postado em 07/02/2014 10:30
Barra se transformou na diretora executiva do maior fabricante de automóveis dos EUA em meados de janeiro
A nova chefe da General Motors, Mary Barra, encabeça a lista da revista Fortune das 50 mulheres mais poderosas nos negócios globais, enquanto a brasileira Maria das Graças Silva Foster, presidente da Petrobras, ficou em quarto.

Barra, de vasta trajetória na GM, se transformou na diretora executiva do maior fabricante de automóveis dos Estados Unidos em meados de janeiro, a primeira mulher em um posto de alto perfil em uma indústria automotiva dominada pelos homens.

Como chefe da GM, Barra, de 52 anos, dirige uma empresa de mais de 212.000 funcionários que trabalham em 396 instalações em seis continentes. A empresa, que atravessou uma recuperação judicial em 2009, deixou de ser propriedade parcial do governo no final de 2013.



Foster, de 60 anos, primeira mulher no mundo a liderar uma companhia de petróleo, foi incluída pelo segundo ano consecutivo em 2013 entre as 20 mulheres mais poderosas do planeta pela revista Forbes.

A lista das 50 mulheres mais poderosas nos negócios globais da revista Fortune destaca executivas que supervisionam uma operação internacional.

Oito dos 10 primeiros postos são ocupados por norte-americanos. A segunda da lista é Ginni Rometty, de 56 anos, diretora geral do gigante da tecnologia IBM, enquanto Indra Nooyi da PepsiCo, de 58 anos, ficou em terceiro.

Em quinto lugar está Ellen Kullman, de 58 anos, da DuPont, seguida por Irene Rosenfeld da Mondelez International, de 60; Marillyn Hewson de Lockheed Martin, de 60; Meg Whitman da Hewlett-Packard, de 57 anos, e Patricia Woertz, de Archer Daniels Midland, de 60 anos.

Gail Kelly, de 57 anos, chefe do banco australiano Westpac, ficou na décima posição.

Fora do top 10, no décimo primeiro lugar, está Sheryl Sandberg, de 44 anos, diretora financeira do gigante das redes sociais Facebook. A chefe de Yahoo, Marissa Mayer, de 38 anos, aparece em 14;.

A primeira europeia da lista é Alison Cooper, de 47 anos, diretora geral da tabacaleira britânica Imperial Tobacco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação