Mundo

Presidente francês faz visita de Estado aos EUA, a 1a desde 1996

Hollande e Obama discutirão temas como a guerra na Síria, o programa nuclear iraniano, a crise política na Ucrânia, a situação no norte da África e as relações econômicas bilaterais

Agência France-Presse
postado em 10/02/2014 20:59
O presidente francês, François Hollande, iniciou nesta segunda-feira (10/2) uma visita de Estado de três dias aos Estados Unidos e que incluirá vários temas, entre eles Síria e Irã, e até alguns mais espinhosos, como a espionagem americana à França. Hollande chegou a Washington pouco antes das 14h30 (17h30 de Brasília).

Na terça-feira, os dois presidentes terão um encontro no Salão Oval, seguido de uma entrevista coletiva conjunta.

Essa é a primeira visita de Estado de um presidente francês aos Estados Unidos desde 1996. De acordo com fontes da presidência francesa, o encontro deverá consolidar a "excelente relação de trabalho" entre ambos os governos.



Hollande e Obama discutirão temas como a guerra na Síria, o programa nuclear iraniano, a crise política na Ucrânia, a situação no norte da África e as relações econômicas bilaterais. A agenda incluirá ainda assuntos mais delicados, como as denúncias de espionagem da França por parte dos serviços de Inteligência americanos.

Em Washington, a primeira-dama Michelle Obama participou de um vídeo promocional dos programas educacionais sobre a cultura francesa, saudando o público com "Bonjour, bienvenue" ("Bom dia, sejam bem-vindos").

No vídeo divulgado pelo Departamento de Estado, Michelle apresentou uma coleção de documentos educacionais na Internet, da estação pública PBS, sobre as relações entre Estados Unidos e França e a visita de Hollande.

"O presidente e eu estamos encantados de organizar um jantar de Estado para a França, na Casa Branca", declarou Michelle, lembrando da "amizade de dois séculos" entre os dois países.

Nesta segunda, Hollande jantará, na Casa da França, com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), a francesa Christine Lagarde, e com o presidente do Banco Mundial, o americano Jim Yong Kim.

A visita termina na quarta-feira, com um escala em São Francisco, região de empresas líderes do setor de informática.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação