Mundo

Edward Snowden usou senha de colega, segundo documento da NSA

O relatório da NSA afirma que o homem compartilhou com Snowden os dados de acesso, que fazem parte de um avançado sistema de segurança desenvolvido para proteger os dados dos computadores

Agência France-Presse
postado em 13/02/2014 18:04
Um membro da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos foi punido depois de admitir ter fornecido a Edward Snowden seus dados pessoais criptografados, informou o canal americano NBC News nesta quinta-feira (13/2).

Ele está entre os três funcionários da NSA que sofreram uma punição por estarem envolvidos na falha de segurança que permitiu o vazamento de dados sem precedentes feito por Snowden em 2013, de acordo com um documento ao qual a NBC teve acesso.

O relatório da NSA afirma que o homem compartilhou com Snowden seus dados de acesso, que fazem parte de um avançado sistema de segurança desenvolvido para proteger os dados dos computadores. Ele contou ao FBI que não sabia que o técnico planejava divulgar arquivos secretos para a imprensa.


O funcionário, que não teve o nome revelado, perdeu seu acesso a informações secretas, e recentemente pediu demissão da agência. Segundo o documento, com esses dados, Snowden conseguiu ter um acesso ainda maior a informações secretas.

[SAIBAMAIS]Em uma conversa aberta ao público promovida pelo Google em janeiro, Snowden negou ter enganado pessoas para conseguir suas informações, como havia sido divulgado pela imprensa. "Eu nunca roubei senha alguma, nem enganei meus colegas", afirmou.

Um militar e um técnico também foram demitidos da NSA, em agosto, por terem supostamente ajudado Snowden.

O documento, datado de 10 de fevereiro, foi descrito como uma atualização sobre o andamento da investigação para descobrir quem poderia ter ajudado o ex-técnico a revelar o esquema de espionagem da agência.

Procurada pela AFP, a NSA não quis comentar o caso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação