Mundo

Acidente em mina deixa cinco mortos e dez feridos na Colômbia

De acordo com a Agência Nacional de Mineração, de janeiro a setembro de 2013, houve 66 emergências relacionadas à essa atividade, com 71 mortos e 51 feridos

Agência France-Presse
postado em 15/02/2014 09:57
Bogotá - Pelo menos cinco pessoas morreram, e outras dez ficaram feridas nesta sexta-feira em um acidente em uma mina de ouro no sudoeste da Colômbia, informaram as autoridades.

O governador de Nariño, Raúl Delgado, disse que, após o colapso de uma mina artesanal em uma zona rural do departamento, há "cinco pessoas falecidas e dez pessoas feridas".

"Três dos mortos já foram transferidos para seus locais de origem, e os outros dois permanecem em Sanabria (onde aconteceu o acidente). Os feridos já foram transferidos do local" para Pasto, capital do departamento, acrescentou Delgado, de acordo com a nota divulgada na página do governo.

[SAIBAMAIS]

Inicialmente, a Unidade Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (UNGRD) havia divulgado "dois mortos e sete pessoas feridas".

O sinistro aconteceu pelo "colapso de uma mina de ouro, às 11h20 da manhã (13h20 de Brasília)", em uma zona do município de Santa Bárbara de Iscuandé, departamento de Nariño, na fronteira com o Equador. Segundo as autoridades, a mina era "artesanal".

O diretor de Defesa Civil de Nariño, coronel Mario Fernando Orozco, explicou à AFP que a zona do acidente "é uma área na selva de muito difícil acesso", o que atrapalha o trabalho das equipes de socorro.

Leia mais notícias em Mundo

De acordo com a Agência Nacional de Mineração, de janeiro a setembro de 2013, houve 66 emergências relacionadas à essa atividade, com 71 mortos e 51 feridos. Na Colômbia, existem 14.357 unidades de produção mineradora. Desse total, 56% não têm licença de exploração.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação