Mundo

Ex-rebeldes líbios dão ultimato para Parlamento renunciar o poder

Congresso tinha como missão organizar eleições gerais após a adoção de uma Constituição

Agência France-Presse
postado em 18/02/2014 14:51
Trípoli - Vários poderosos grupos armados líbios deram nesta terça-feira (18/2) ao Congresso Geral Nacional (CGN, Parlamento), maior autoridade política do país, algumas horas para que deixe o poder, ameaçando deter os deputados que se recusarem a cumprir a ordem.

Leia mais notícias em Mundo


[SAIBAMAIS]"Damos ao Congresso, cujo mandato já expirou, cinco horas para entregar o poder", ou seja, até as 21h30 (16h30 de Brasília), declararam os ex-chefes rebeldes, entre eles das poderosas brigadas da Al-Qaaqaa e Al-Sawakek, oficiosamente integrantes do exército líbio.

Os membros do CGN reagiram imediatamente, denunciando as ameaças de um golpe de Estado.

O CGC enfrenta desde o fim de janeiro um movimento de protesto devido a sua controversa decisão de prorrogar seu mandato, que terminava, a princípio, no dia 7 de fevereiro.

Eleito em julho de 2012, o Congresso tinha como missão organizar eleições gerais após a adoção de uma Constituição, cuja redação ainda não foi iniciada.

A Líbia celebrou na segunda-feira o terceiro aniversário do início da revolução que derrubou o regime de Muanmar Kadhafi em 2011, em um clima de incerteza, de profunda crise política e de persistente insegurança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação