Mundo

Itamaraty orienta brasileiros que estão na Venezuela a evitarem protestos

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores não há qualquer registro de brasileiros envolvidos nos protestos ou presos

postado em 20/02/2014 12:59
O Itamaraty orienta os brasileiros residentes ou de passagem pela Venezuela que evitem as aglomerações das grandes manifestações que têm ocorrido no país. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores não há qualquer registro de brasileiros envolvidos nos protestos, presos ou em situação semelhante.

Segundo o Itamaraty, brasileiros no país que tenham algum problema com autoridades e necessitem de assistência, a recomendação de praxe é de que entrem em contato com os consulados do Brasil. O país tem representações de assistência a brasileiros em várias cidades venezuelanas, entre as quais, a capital, Caracas; Ciudad Guayana; Puerto Ayacucho e Santa Elena de Uiarén.



[SAIBAMAIS]Os endereços e telefones dos consulados podem ser consultados na página do Itamaraty na internet. De acordo com a última estimativa populacional das comunidades brasileiras no mundo, de 2012, a comunidade brasileira na Venezuela é de mais de 17 mil pessoas.

A Venezuela tem enfrentado nos últimos dias protestos populares - encabeçados por estudantes - que resultaram em confrontos diretos entre manifestantes e forças de segurança do governo que deixaram mortos e centenas de pessoas feridas. A onda de violência no país tem provocado preocupação por parte da comunidade internacional e diversas organizações; entre as quais as regionais Mercosul, Unidade das Nações Sul-Americanas e a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos que se manifestaram sobre o assunto.

O Brasil informou, na terça-feira (18/2) que acompanha com atenção os acontecimentos. Hoje (20), o presidente Barack Obama condenou a violência no país e pediu que manifestantes presos sejam libertados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação