Mundo

Cidade berço de protestos estudantis permanece militarizada na Venezuela

Em diferentes avenidas era observada uma forte presença de militares e policiais

Agência France-Presse
postado em 21/02/2014 15:12
San Cristóbal - A cidade de San Cristóbal, no estado de Táchira (oeste, fronteiriço com a Colômbia), berço dos protestos estudantis que se espalham pela Venezuela, permanecia militarizada nesta sexta-feira (21/2) após vários dias de distúrbios, constatou um fotojornalista da Agência France Presse.

Em diferentes avenidas principais era observada uma forte presença de militares e policiais, ao mesmo tempo em que em outros pontos dezenas de estudantes reuniam escombros e lixo para fechar vias com barricadas.



Em outros espaços da cidade, como o Obelisco, nesta sexta-feira (21/2) um grupo protesta pacificamente com bandeiras e panelas, bloqueando de forma intermitente a circulação de veículos e sob o slogan "Estudantes".

As manifestações estudantis que atingem a Venezuela começaram no dia 4 de fevereiro em protesto pela insegurança nas universidades, depois que uma jovem da Universidade de Los Andes sofreu uma tentativa de estupro e roubo no dia 3 de fevereiro.

Dali em diante, se espalharam por todo o país e se tornaram violentos, com confrontos entre estudantes, forças de segurança e grupos armados ilegais, que deixaram ao menos cinco mortos e mais de uma centena de feridos.

Táchira foi um dos estados onde os protestos violentos foram vistos com mais força, razão pela qual o presidente Nicolás Maduro advertiu que pode ditar um estado de exceção através dos poderes especiais conferidos à Assembleia Nacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação