Mundo

OTAN pede que observadores internacionais sejam enviados à Ucrânia

Agência France-Presse
postado em 02/03/2014 17:43
Bruxelas - A Otan pediu neste domingo a mobilização de observadores internacionais na Ucrânia para resolver a crise pacificamente e pediu à Rússia para retirar suas tropas, ao mesmo tempo em que manteve aberta a porta ao diálogo com Moscou.

"Fazemos um pedido a ambas as partes para buscar de imediato uma solução pacífica por meio do diálogo", disse o Secretário Geral da Otan, o dinamarquês Anders Fogh Rasmussen.

Ele também pediu o envio de observadores internacionais à Ucrânia, sob a supervisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas ou da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa).

[SAIBAMAIS]O anúncio foi feito no final de uma reunião de urgência, de quase oito horas, dos 28 embaixadores dos países da Aliança Atlântica, dedicada à crise ucraniana.

Uma parte da reunião se desenvolveu na presença do representante da Ucrânia, país com o qual a Otan assinou uma associação. "Condenamos a escalada militar russa na Crimeia", disse Rasmussen. Pedimos que a Rússia "respeite seus compromissos internacionais, retire suas tropas e não interfira em outros lugares na Ucrânia", acrescentou.

Rasmussen destacou também que a Aliança Atlântica busca dialogar com a Rússia por meio de seu instrumento de cooperação, o Conselho OTAN-Rússia.

O representante da Ucrânia, Igor Dolgov, sustentou que os pedidos à Rússia "não ajudaram muito até agora". "Acredito que se trata de um começo" de medidas que "poderiam ajudar a diminuir as tensões", apontou.

Paralelamente, a Alemanha anunciou que o presidente russo, Vladimir Putin, aceitou a formação de "um grupo de contato" para "iniciar um diálogo político" sobre a crise na Ucrânia.

Segundo um diplomata europeu, deve-se tentar sair do "um a um" entre a União Europeia e a Rússia, que tem matizes de Guerra Fria, e estender o círculo por meio de uma organização multilateral, ou de um terceiro país, como a China. "Devemos falar com Putin, que tem suas razões para suas más ações", considerou.

Exclusão da Rússia do G8?

Os Estados Unidos, que adotaram uma postura mais dura, alertaram a Rússia que o país poderia ser excluído do G8, cuja próxima reunião está prevista para junho, em Sochi (Rússia). O G8 reúne a Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.

Vladimir Putin "poderia não ter seu (lugar na cúpula do) G8 em Sochi, poderia até não permanecer no G8 se isso continuar", disse o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ameaçando Moscou de "sanções" e de um "isolamento econômico".

França e Reino Unido suspenderam sua participação nos preparativos do G8. "A Rússia, tradicionalmente, é nossa amiga. De um amigo esperamos algo diferente", disse o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius.

Contudo, a UE está dividida. "O fórum do G8 é o único fórum em que nós, os ocidentais, falamos diretamente com a Rússia", disse o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier.

Leia mais notícias em Mundo

"É conveniente ;sacrificar; este fórum único?", disse o ministro alemão. "Acredito que isso não vai ajudar", apontou. A reunião da Otan aconteceu no marco de uma intensa atividade diplomática para tentar dissuadir a Rússia de intervir na Ucrânia, embora o país já tenha mobilizado tropas na Crimeia.

Na segunda-feira, será a vez dos ministros das Relações Exteriores da União Europeia se reunirem em Bruxelas, para sua segunda reunião de urgência sobre a Ucrânia em dez dias.

Pode haver até uma cúpula europeia de chefes de Estado e de Governo na quarta-feira, segundo fontes europeias. Contudo, é pouco provável que a reunião de segunda-feira acabe com decisões duras, considera Jan Techau, da Carnegie Europe. Segundo ele, "não há unidade" entre os europeus, que, além disso, dispõem de "poucos meios".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação