Mundo

'É tempo de diplomacia', diz ministro alemão sobre crise na Ucrânia

Em Berlim, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, indicou que os chefes de Estado e de governo da UE podem se reunir em uma cúpula extraordinária muito em breve

Agência France-Presse
postado em 03/03/2014 10:27
Bruxelas - O ministro das Relações Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, afirmou nesta segunda-feira (3/3) que a Europa "está diante da pior crise desde a queda do muro" de Berlim, mas afirmou que, devido ao "abismo de uma escalada militar" pela crise ucraniana, é preciso privilegiar a diplomacia.

[SAIBAMAIS]"É tempo de diplomacia", declarou Steinmeier ao chegar a Bruxelas para participar de uma reunião extraordinária convocada pela situação gerada em torno da Península da Crimeia. "A Europa está diante da pior crise desde a queda do muro" de Berlim, sustentou o ministro, acrescentando: "25 anos depois do fim do confronto de blocos, a ameaça de uma divisão na Europa é real novamente".



Steinmeier pediu novamente que a Rússia "cesse todas as suas ações militares" na Crimeia. Os ministros dos 28 países-membros da União Europeia (UE) se reúnem nesta segunda-feira (3) em Bruxelas para discutir a crise na Ucrânia e a resposta a dar às autoridades de Moscou.

Em Berlim, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, indicou que os chefes de Estado e de governo da UE podem se reunir em uma cúpula extraordinária muito em breve. Fontes diplomáticas indicaram em Bruxelas que o encontro pode ocorrer na quinta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação