Mundo

Rússia deve se abster de ações que provoquem crise na Ucrânia, diz ONU

Ban Ki-moon disse que pediu em uma conversa por telefone no sábado com o presidente russo, Vladimir Putin, que ele agisse "construtivamente e diretamente com as autoridades ucranianas"

Agência France-Presse
postado em 03/03/2014 11:40
Ban Ki-moon: é essencial garantir o pleno respeito e a preservação da independência
Genebra
- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira (3/3) que a Rússia evite realizar ações que agravem a situação na Ucrânia, atingida por uma crise política. "Peço que a Federação Russa se abstenha de qualquer ação ou retórica que possa levar a uma nova escalada", declarou Ban à imprensa antes de uma reunião prevista com o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

[SAIBAMAIS]"É essencial garantir o pleno respeito e a preservação da independência, da unidade, da soberania e da integridade territorial da Ucrânia", acrescentou o secretário-geral à margem do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra. "Agora o mais importante é restabelecer a calma e diminuir imediatamente as tensões através do diálogo", disse antes de convocar a Rússia a "começar a se envolver construtivamente e por meios pacíficos com a Ucrânia".



Ban disse que ele e Lavrov falariam de "como a ONU pode trabalhar conjuntamente com as autoridades da Federação Russa e da Ucrânia e com a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), a União Europeia e outros sócios para acalmar a situação". Ban disse que pediu em uma conversa por telefone no sábado com o presidente russo, Vladimir Putin, que ele agisse "construtivamente e diretamente com as autoridades ucranianas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação