Mundo

Organização de segurança europeia deve enviar observadores à Ucrânia

Os observadores devem registrar fatos de forma neutra e farão uma avaliação objetiva da situação em terra

Agência France-Presse
postado em 03/03/2014 14:27

Viena - Observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) começarão a se mobilizar na noite desta segunda-feira (3/3) na Ucrânia, ainda que as objeções russas impeçam no momento uma missão completa, anunciou em Viena a subsecretária americana de Estado para assuntos europeus, Victoria Nuland.

"A OSCE começará nesta noite a mobilizar observadores na Ucrânia, que registrarão fatos de forma neutra e farão uma avaliação objetiva da situação em terra", disse Nuland à imprensa.

Leia mais notícias em Mundo

A funcionária, que participou de uma reunião especial da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa na capital austríaca, espera que estes observadores possam "viajar à Crimeia, que é onde mais falta fazem, assim como a pontos chave do leste da Ucrânia".

[SAIBAMAIS]Os representantes dos 57 países-membros da OSCE ainda não entraram em acordo sobre o envio de uma missão ampla de observação à Ucrânia, como pediram os Estados Unidos e outros, segundo Nuland.


O embaixador russo na OSCE manifestou as reticências de seu país, observando que as missões de observação nem sempre são boas.

No Kosovo, disse, os observadores contribuíram para piorar a situação, e na Ossétia do Sul, um território separatista pró-russo da Geórgia, "agravaram a situação", disse Andrei Kelin.

No domingo, o embaixador americano na OSCE, Daniel Baer, pediu o envio imediato de observadores à Ucrânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação