Mundo

Rússia ameaça confiscar bens ocidentais se forem aplicadas sanções ao país

Segundo Andrei Klichas, os juristas 'estudavam atentamente a questão" para saber se o confisco dos ativos e de contas de empresas estrangeiras e de pessoas físicas era contrário à Constituição russa

Agência France-Presse
postado em 05/03/2014 09:04
Moscou - Os senadores russos estão trabalhando em um projeto de lei que permitirá confiscar bens de empresas europeias e americanas se forem impostas sanções à Rússia pela crise na Ucrânia, indicou nesta quarta-feira (5/3) um deles. "O projeto de lei propõe conceder tais prerrogativas ao presidente e ao governo", declarou o chefe da comissão sobre legislação constitucional do Conselho da Federação (Câmara Alta do Parlamento), Andrei Klichas, citado pela agência pública Ria Novosti.

[SAIBAMAIS]Klichas indicou que no momento os juristas "estudavam atentamente a questão" para saber se o confisco dos ativos e de contas de empresas estrangeiras e de pessoas físicas era contrário à Constituição russa. "Mas, em todo caso, não duvidamos que tudo isso corresponda às normas europeias. Basta lembrar o exemplo do Chipre, quando o confisco se converteu em uma das condições da ajuda concedida pela União Europeia ao país", ressaltou. Klichas não forneceu mais detalhes, mas considerou que "qualquer sanção deve ser recíproca".



Na terça-feira, um conselheiro do Kremlin afirmou que a Rússia reduzirá a zero sua dependência econômica dos Estados Unidos se Washington lhe impuser sanções pela situação na Ucrânia, e que isso provocaria um "crack" do sistema financeiro americano. Logo se afirmou, no entanto, que o conselheiro se expressou a título pessoal e que não refletia a posição oficial de Moscou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação