Mundo

Kerry e Lavrov discutem situação da Ucrânia durante conferência em Paris

Antes de chegar em Paris, o ministro das Relações Exteriores de Moscou ressaltou que a Rússia não vai permitir um banho de sangue na Ucrânia

Agência France-Presse
postado em 05/03/2014 13:02
Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, ministro dos Negócios Estrangeiros russo Sergei Lavrov, o presidente libanês, o presidente francês, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês , o secretário de Estado dos EUA, o secretário dos Negócios Estrangeiros e o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol posam para uma fotografia de grupo ao lado de outros ministros dos Negócios Estrangeiros europeu durante a reunião conjunta do Grupo de Apoio Internacional para o Líbano, no palácio presidencial do Eliseu, em Paris

No plano diplomático, Washington mantém sua pressão sobre Vladimir Putin na disputa mais tensa entre americanos e russos desde o final da Guerra Fria. Reunidos em Paris para uma conferência sobre o Líbano, os chefes da diplomacia americana e russa, John Kerry e Sergue; Lavrov, discutiram nesta quarta-feira (5/3) a sensível situação na Ucrânia, segundo várias fontes diplomáticas.

Ao final de um almoço de trabalho no Palácio do Eliseu do Grupo de Apoio Internacional (GIS) ao Líbano, Kerry e Lavrov se encontraram para um café com seus colegas francês e alemão, Laurent Fabius e Frank-Walter Steinmeier, constatou um jornalista. Antes de chegar em Paris, o ministro das Relações Exteriores de Moscou ressaltou que a Rússia não vai permitir um banho de sangue na Ucrânia e que seu governo não tem nenhuma autoridade sobre as forças de autodefesa mobilizadas na Crimeia.



Enquanto que os ocidentais buscam uma solução diplomática, o ministro francês das Relações Exteriores Laurent Fabius anunciou que Paris e Berlim querem propor "um plano de saída da crise", que poderá ser discutido nesta quarta-feira. Este plano, detalhado por Fabius, destaca alguns pontos do acordo de 21 de fevereiro concluído em Kiev após vários dias de violentos confrontos entre manifestantes pró-europeus e as autoridades então no poder: "o governo de unidade, a retirada das tropas russas, a dissolução de milícias extremistas, a aplicação da Constituição e a organização de eleições presidenciais".

Também presente em Paris, o ministro das Relações Exteriores ucraniano Andrii Dechtchitsa insistiu no desejo das novas autoridades de definir "pacificamente" a crise com a Rússia. "Nós não queremos combater os russos. Queremos manter um bom diálogo, boas relações com o povo russo. Agradecemos todos os contatos possíveis", disse o ministro ucraniano para a imprensa.

Diálogo tenso entre Moscou e Washington

Na terça-feira, os chefes de Estado russo e americano endureceram seus discursos, com o presidente Barack Obama dizendo que Vladimir Putin não "engana ninguém" com suas declarações sobre a Ucrânia, enquanto o Kremlin criticou o Ocidente e seus "treinadores" que formaram "unidades de combate" na Ucrânia, em referência aos manifestantes da famosa praça Maidan, palco da contestação que levou à queda do presidente Viktor Yanukovytch.

[SAIBAMAIS]Em visita a Kiev, John Kerry acusou a Rússia de buscar um "pretexto para invadir a Ucrânia", e advertiu Moscou de que a sua política atual só levará ao isolamento. Mas há sinais de que Washington também está em busca de uma saída para a Rússia. A ideia, mencionada por Barack Obama durante um telefonema a Vladimir Putin no sábado, é responder ponto por ponto às preocupações levantadas por Moscou sobre a situação em seu vizinho, de acordo com um funcionário da Casa Branca.

Enquanto que ucranianos e ocidentais temem uma grande operação militar na Ucrânia, Putin considerou na terça-feira que o envio de tropas russas "não era necessário neste momento."

Economia russa em dificuldade


Cerca de 16 mil soldados russos, entre eles 5 mil que chegaram nos últimos dias, ocupam a Crimeia, ondem guardam a maior parte de locais estratégicas (navios de guerra, bases, sedes administrativas). Moscou já encara as consequências econômicas de sua política na Ucrânia. A Rússia precisou vender na segunda-feira moedas estrangeiras por um valor recorde de 11,3 bilhões de dólares em um único dia, chamada de "segunda-feira negra", para dar apoio ao rublo que sofre forte pressão em razão do conflito na Ucrânia.

Paralelamente, os senadores russos trabalham em um projeto de lei que permita confiscar os bens de companhias europeias e americanas em caso de sanções impostas à Rússia. A Ucrânia, por sua vez, recebeu nesta quarta-feira um respaldo econômico da União Europeia (UE), que negocia com Estados Unidos e Rússia uma solução para a região ucraniana da Crimeia.

A Comissão Europeia (Executivo da UE) apresentou em Bruxelas um plano de ajuda de pelo menos 11 bilhões de euros para a Ucrânia, à beira da falência e muito endividada com a Rússia, que não reconhece as novas autoridades pró-ocidentais do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação