Mundo

Pentágono comemora 'contenção' do Exército ucraniano na Crimeia

Os militares ucranianos "impediram uma escalada" da violência durante a ocupação da Crimeia por parte das forças russas, declarou o secretário americano

Agência France-Presse
postado em 07/03/2014 19:33
Washington - O secretário americano da Defesa, Chuck Hagel, conversou por telefone nesta sexta-feira (7/3) com seu homólogo ucraniano, Igor Teniuk, e elogiou a "contenção" do Exército ucraniano durante a crise com a Rússia.

No telefonema de cerca de 20 minutos, o chefe do Pentágono reafirmou "o compromisso firme dos Estados Unidos em apoiar o povo ucraniano, a soberania e a integridade territorial ucranianas", disse à imprensa o porta-voz do Pentágono, contra-almirante John Kirby.

Os militares ucranianos "impediram uma escalada" da violência durante a ocupação da Crimeia por parte das forças russas, declarou o secretário americano, segundo seu porta-voz.



Questionado sobre a importância do contingente russo estacionado na Crimeia, Kirby garantiu que "as estimativas vão até 20 mil homens", mas admitiu não ter uma "visão perfeita" sobre a questão.

"Seu número (de soldados) não importa tanto quanto o que estão fazendo, que constitui uma violação flagrante das obrigações internacionais da Rússia", insistiu, citando o bloqueio das bases navais ucranianas por embarcações ancoradas nos canais de acesso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação