Mundo

Yanukovytch diz que é o presidente legítimo da Ucrânia e promete retornar

O ex-presidente disse à comunidade internacional que ninguém tem o direito de apoiar um golpe de Estado

Agência France-Presse
postado em 11/03/2014 08:17
Moscou - Viktor Yanukovytch, chefe de Estado destituído da Ucrânia, afirmou nesta terça-feira (11/3) que continua sendo o "presidente legítimo" do país e que em breve retornará a Kiev. "Continuo sendo não apenas o único presidente legítimo da Ucrânia, mas também o comandante em chefe", disse em sua primeira aparição pública em uma semana na cidade russa de Rostov-Don.

Viktor Yanukovytch, chefe de Estado destituído da Ucrânia após três meses de protestos

"Quando as circunstâncias permitirem - e tenho certeza de que não será necessário esperar muito -, retornarei sem dúvida alguma a Kiev", completou o presidente destituído após três meses de manifestações que deixaram quase 100 mortos. "Me dirijo à comunidade internacional: ninguém tem o direito de apoiar um golpe de Estado", afirmou Yanukovytch, que chamou o novo governo pró-Ocidente de "bando" composto por "ultranacionalistas e neofascistas".

[SAIBAMAIS]Mas em nenhum momento mencionou o referendo previsto para domingo, com o respaldo de Moscou, para anexar península da Crimeia à Rússia e até pareceu não concordar com a postura de Moscou. "As ações de vocês tiveram como consequência a separação da Crimeia e, mesmo sob a ameaça das armas, a população do sudeste está exigindo respeito. Vamos superar estes distúrbios. O país vai recuperar-se e reconquistar a unidade", declarou aos novos dirigentes do país.



Moscou, que enviou milhares de homens a Crimeia e parece apoiar a perspectiva de uma separação do país, já afirmou que Yanukovytch não parece ter futuro político.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação