Mundo

Colômbia está disposta a atuar como mediador na Venezuela

"Se a Venezuela considerar que somos úteis, então participaremos. Sempre e desde que a oposição também considere", afirmou presidente

Agência France-Presse
postado em 14/03/2014 12:55
Bogotá - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse estar disposto a atuar como mediador na Venezuela se o governo e a oposição aceitarem, e destacou que evitará "provocar" Caracas com seus comentários para não afetar o apoio venezuelano ao diálogo com as Farc.

[SAIBAMAIS]"Se a Venezuela considerar que somos úteis, então participaremos. Sempre e desde que a oposição também considere", afirmou Santos em uma entrevista ao jornal El Tiempo. O presidente colombiano recebeu uma resposta irritada há alguns dias do colega venezuelano, Nicolás Maduro, depois de pedir um diálogo em consequência dos protestos opositores, o que foi interpretado pelo líder venezuelano como uma interferência.

Leia mais notícias em Mundo

"Isto deve ser administrado com extrema inteligência", declarou, ao advertir que seria "nefasto" para os dois países e o processo de paz com a guerrilha das Farc "provocar o governo venezuelano". Neste sentido, reiterou que serão o governo e a oposição da Venezuela os que decidirão "se acontecerá um diálogo". "Não devemos participar a menos que nos chamem.

E o que queremos é uma solução para a crise sem violência e respeitando os princípios democráticos", destacou. Colômbia e Venezuela compartilham uma fronteira de mais de 2.000 quilômetros e um longo histórico de desencontros diplomáticos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação