Mundo

Soldados ucranianos ficarão na Crimeia após realização de referendo

Cerca de 1,5 milhão de eleitores devem votar neste domingo na Crimeia num referendo onde poderão escolher entre uma anexação à Rússia ou maior autonomia com relação à Ucrânia

Agência France-Presse
postado em 15/03/2014 20:57
Berlim - Os soldados ucranianos na Crimeia permanecerão no local independentemente do resultado do referendo deste domingo (16/3) sobre a anexação à Rússia - garantiu o candidato à presidência ucraniana, Vitali Klitschko, à edição deste domingo do jornal alemão Bild.

"Nossos soldados permanecerão em seus quartéis na Crimeia", declarou o ex-campeão mundial de boxe e um dos líderes da oposição que levou à deposição do presidente ucraniano Viktor Yanukovytch, em fevereiro.



[SAIBAMAIS]"Não não queremos uma guerra, não queremos que os soldados ucranianos e russos tenham que trocar tiros", explicou Klitschko, que pediu "sanções para enviar um sinal claro a Putin e mostrar que tal violação do direito internacional na Crimeia não pode ficar impune".

Cerca de 1,5 milhão de eleitores devem votar neste domingo na Crimeia num referendo onde poderão escolher entre uma anexação à Rússia ou maior autonomia com relação à Ucrânia.

A comunidade internacional considera a consulta ilegítima ou inconstitucional, como afirmou neste sábado o Conselho da Europa.

Além disso, a Ucrânia acusou neste sábado a Rússia de "invasão militar" e ameaçou responder "de todas as formas" após uma operação com helicópteros já no território da Crimeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação