Mundo

Crimeia, zona "cinza" nos mapas da National Geographic Society

A instituição também marca em cinza os territórios palestinos de Gaza e da Cisjordânia

Agência France-Presse
postado em 20/03/2014 15:41
Washington - A Crimeia, que foi anexada por Moscou, se tornará, literalmente, uma área "cinzenta" nos mapas geográficos publicados pela National Geographic Society, com sede em Washington.

"No caso da Crimeia (...) será uma área cinza, e seu centro administrativo, Simferopol, será designado por um símbolo especial", informou em um comunicado a instituição científica, de 126 anos e famosa por seus mapas e sua revista de capa amarela.

A política de mapeamento é "retratar, dentro de nossas capacidades, a realidade atual", explicou a National Geographic Society.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]A maior parte das fronteiras em seus mapas e atlas são estáveis, mas alguns lugares contestados ficam acinzentados para marcar que se trata "de zonas de estatuto especial", às quais a instituição acrescenta um texto explicativo.

A National Geographic Society aplica este princípio de áreas "cinzentas" na Abkházia e na Ossétia do Sul, dois territórios separatistas da Geórgia, que declararam independência em 2008, após uma guerra relâmpago entre a Rússia e a Geórgia, e que apenas Moscou e um punhado de outros países reconhecem.

A instituição também marca em cinza os territórios palestinos de Gaza e da Cisjordânia.

"Quando uma região é disputada, a nossa política é a de refletir isso em nossos mapas. Isso não significa que reconhecemos a legitimidade da situação", disse a organização.

A Duma (câmara baixa do Parlamento russo) ratificou nesta quinta-feira o tratado sobre a integração da Crimeia à Rússia, assinado terça-feira pelo presidente Vladimir Putin junto aos líderes pró-russos desta península ao sul da Ucrânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação