Mundo

Líder nacionalista morre em tiroteio com a polícia na Ucrânia

Segundo o vice-ministro do Interior, Olexander Muzishko, conhecido como Sachko Le Blanc, líder do Pravy Sektor no oeste da Ucrânia, abriu fogo contra a polícia

Agência France-Presse
postado em 25/03/2014 12:03
Kiev - Um líder regional do movimento de extrema-direita ucraniano Pravy Sektor morreu na segunda-feira (24/3) em um tiroteio com policiais que tentavam prendê-lo em Rivne, região oeste do país, anunciou o ministério do Interior. Olexander Muzishko, conhecido como Sachko Le Blanc, líder do Pravy Sektor no oeste da Ucrânia, abriu fogo contra a polícia, segundo o vice-ministro do Interior, Volodymyr Evdokimov, citado pela agência Interfax Ucrânia.

[SAIBAMAIS]Depois do tiroteio, ocorrido em uma cafeteria, ele ainda estava vivo, mas não resistiu aos ferimentos. "O médico do serviço de emergência constatou a morte ao chegar ao local", disse Evdokimov. De acordo com o vice-ministro, Mouzishko era procurado por sua ligação com o crime organizado. Três integrantes do Pravy Sektor foram detidos na segunda-feira à noite. Os detidos tinham um fuzil Kalashnikov e uma pistola Makarov. Os três foram levados para Kiev, segundo o vice-ministro.



As agências russas Ria Novosti e Interfax, que citam as autoridades judiciais russas, informaram que Muzishko era objeto de uma ordem de busca internacional emitida pela Rússia, onde era acusado de ter participado no ano 2 mil nos combates na Chechênia ao lado dos separatistas islamitas e de responsabilidade na morte de mais de 20 soldados russos.

O movimento paramilitar ucraniano Pravy Sektor, presente nas barricadas durante os protestos de Kiev que resultaram na destituição do presidente Viktor Yannukovytch em fevereiro, se transformou no sábado passado em partido político, ao lado de outras formações nacionalistas. O principal líder do grupo, Dimytro Yaroch, pretende disputar a eleição presidencial antecipada de 25 de maio na Ucrânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação